RESUMO

O curso Técnico em Segurança do Trabalho tem por objetivo habilitar profissionais no desenvolvimento de ações prevencionistas e educativas de saúde e segurança do trabalho para preservar a integridade física e mental das pessoas e resguardar o meio ambiente, de acordo com legislação e normas aplicadas à segurança, saúde e meio ambiente.

Edital

SOBRE O CURSO

ÁREA
Segurança do Trabalho

CARGA HORÁRIA
1200 horas

UNIDADE
Escola Senai "Luiz Pagliato"
Av. Itavuvu, 6515 - Jardim Santa Cecília | Sorocaba CEP: 18078-005

TELEFONE
15 3321-0500

E-MAIL
senaisorocabaitavuvu@sp.senai.br

TURMA(S)
Inscrições abertas

Inscreva-se

PROGRAMAÇÃO DO CURSO


COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA: 60 horas
Comunicação; Técnica de Intelecção de Texto; Parágrafo; Descrição; Dissertação; Relatório Técnico; Internet; Editor de Texto; Técnicas de apresentação; Slide; Oratória.

CÁLCULOS APLICADOS EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO: 60 horas
Sistema internacional de unidades; Frações; Razões Decimais; Proporções; Porcentagem; Estatística; Apresentação gráfica de dados; Ferramentas computacionais.

GESTÃO DE PESSOAS: 60 horas
Planejamento; Liderança; Motivação; Análise de Problemas e Tomada de Decisão; Negociação; Trabalho em equipe; Entrevista; Reuniões; Técnicas de Abordagem.

FUNDAMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO: 120 horas
Princípios de saúde, meio ambiente e segurança do trabalho; Terminologia técnica; Acidentes de trabalho; Princípios prevencionistas; Teoria de Frank Bird; Estudos de J. Reason; Legislação e Normas; Normas Regulamentadoras; Avaliação e controle de riscos ambientais; Segurança em eletricidade; Cores e sinalização; Ventilação; Segurança no Trabalho; Desenho técnico.

AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO: 90 horas
Tipos; Planejamento; Desenvolvimento; Registros; Legislação, normas e procedimentos de saúde e segurança do trabalho; Material didático.

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO: 360 horas
Inspeção de segurança; Gestão de emergências; Equipamentos de Proteção; Documentação de saúde e segurança do trabalho; Acidentes; Investigação de acidentes; Riscos; Análise de riscos; Leiaute de ambientes; Tecnologias em saúde e segurança do trabalho; Legislação e Normas; Higiene ocupacional; Pressão sonora; Exposição ao calor; Exposição ao frio; Radiação; Vibração; Riscos químicos; Iluminamento; Riscos de acidentes; Riscos biológicos; Ergonomia.

COORDENAÇÃO DE AÇÕES EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO: 150 horas
Administração em saúde e segurança do trabalho; Atribuições e competências; Programas de saúde e segurança do trabalho; Plano de trabalho; Execução; Gestão de documentos.

PLANEJAMENTO DE AÇÕES EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO: 300 horas
Planejamento em saúde e segurança do trabalho; Fundamentos de Gestão; Sistemas de gestão; Viabilidade técnica e financeira de aplicação de projetos de saúde e segurança do trabalho; Legislação; Aspectos sociais, culturais e ambientais.